U.Porto é premiada no European Satellite Navigation Competition pelo segundo ano consecutivo.

Desde que se aliou ao concurso em 2012, a U.Porto trouxe sempre para casa o prémio “University Challenge” graças às invenções de Luís Gomes e Filipe Sousa.

Luís e Filipe na entrega dos prémios, na Alemanha. (fotografia de © Simone Hörmann)

Luís e Filipe na entrega dos prémios, na Alemanha. (fotografia de © Simone Hörmann)

São antigos alunos da Faculdade de Engenharia da U.Porto e concorreram ao ESNC com as tecnologias Access ON (2012) e Geo-Agenda, em 2013, mostrando que a Universidade do Porto dá cartas na área da navegação por satélite. Em ambas as candidaturas, não hesitam em salientar o apoio da U.Porto através do gabinete UPIN: “O bom acompanhamento ao longo do processo fez-nos sempre pensar mais além. Tanto a nível académico como a nível de apoios à candidatura, a U.Porto tem desempenhado um papel importante nas nossas vidas”, disse Filipe Sousa.

Os investigadores estão neste momento a consolidar a criação da sua empresa, Outcapsa, e veem o prémio como um reconhecimento do seu trabalho e empenho ao longo dos anos, considerando “uma honra”, voltarem a ser distinguidos. Quem partilha desta opinião é Luísa Bastos, a presidente do júri, desde o início do concurso. Para a professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto esse reconhecimento é mais do que merecido uma vez que, na sua opinião, as ideias são bastante interessantes e “muito competitivas”, acrescenta. O facto de Luís Gomes e Filipe Sousa terem sido distinguidos por duas vezes consecutivas é, para a responsável, “revelador da qualidade e do potencial dos alunos que fizeram parte ou a totalidade da sua formação na U.Porto”.

Luísa Bastos acredita que este concurso é uma mais valia para a U.Porto.

Luísa Bastos acredita que este concurso é uma mais valia para a U.Porto.

Luísa Bastos foi convidada para assumir a competição uma vez que leciona disciplinas relacionadas com a temática do ESNC e faz também investigação na área. Na sua opinião, a aliança com o concurso trouxe apenas vantagens para a comunidade académica, permitindo “ter uma perspetiva mais clara do potencial existente no desenvolvimento de aplicações baseadas no posicionamento por satélite”, referiu. Além disso, Luísa Bastos considerou muito compensador poder aconselhar e acompanhar os estudantes que concorreram.

O balanço que faz das duas edições do ESNC é, por isso, muito positivo: “As ideias submetidas ao concurso regional têm sido sempre bem acolhidas pelos diferentes júris internacionais”, refere Luísa Bastos. E a verdade é que a Universidade do Porto, numa ou noutra categoria, tem sido considerada sempre pioneira na área da navegação por satélite tendo chegado, inclusivamente, a vencer o prémio Galileo Master logo no primeiro ano de participação graças a uma ideia de Dirk Elias (Fraunhofer Portugal).

No entanto, é preciso pensar no futuro e uma vez identificadas tais capacidades, Luísa Bastos é da opinião de que as ideias deviam ser melhor exploradas: “Parece-me que seria de considerar a inclusão de disciplinas associadas ao Posicionamento por Satélite em mais cursos da U.Porto. O contacto que tive com os vencedores regionais reforça a ideia de que mais formação na área específica seria útil para abrir novos horizontes”, conta. Além disso, Luísa Bastos também considera fundamental “incentivar a criatividade e o empreendedorismo através da participação em concursos deste tipo”.

A Universidade do Porto aliou-se ao concurso European Satellite Navigation Competition em 2012 e tem sido, desde então, com o UPTEC, o parceiro nacional daquela que é já considerada a maior competição europeia na área da navegação por satélite.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s