U.Porto é a Universidade portuguesa com maior número de patentes

Fotografia U.Porto

Fotografia U.Porto

No ano de 2012, a Universidade do Porto foi a instituição de Ensino Superior com o maior número de pedidos de patentes efetuados em Portugal. Segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a instituição tem 21 pedidos registados em Portugal. A estes juntam-se outros três pedidos de proteção em outros territórios, totalizando 24 pedidos apenas em 2012.

Entre esses pedidos, destacam-se vários projetos inovadores. É o caso da tecnologia “Remote Debugging Service”, por exemplo, descrita pelos seus criadores como um hospital de software capaz de detetar bugs mais fácil e rapidamente do que outros softwares atuais.

Os números da UPIN relativos a Dezembro de 2012 relatam que a U.Porto tem, atualmente, um total de 123 patentes ativas, das quais 45 são internacionais. Estes resultados devem-se à estratégia  adotada pela Universidade, que aposta no apoio e proteção proativa do conhecimento gerado dentro da instituição. A UPIN (Universidade do Porto Inovação) tem dado passos largos na profissionalização dos seus serviços para melhor apoiar e orientar os investigadores da U.Porto, contribuindo para a valorização do que de melhor se faz nas faculdades da invicta.


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s