Cinco patentes concedidas em 2012 e 24 novos pedidos de patente

Os resultados ao inquérito de satisfação da UPIN em 2012 foram positivos. De um total de 236 respostas recebidas, mais de 80% revelam estar “Muito Satisfeitos” ou “Satisfeitos” com o trabalho da Universidade do Porto Inovação.

Desse número, destaca-se a opinião dos membros da Universidade do Porto, onde mais de 90% estão “Muito satisfeitos” ou “Satisfeitos”. Além disso, são 92% os que recomendariam os serviços da UPIN.Gráfico_satisfeito

“Satisfeito” e “Muito satisfeito” com o trabalho da UPIN em 2012

Relativamente às empresas que responderam ao inquérito, 80% disseram estar “Muito satisfeitas” ou “Satisfeitas” com o apoio recebido pela UPIN. Desse número, a maioria também recomenda o trabalho do gabinete (num total de 92%).

Gráfico_recomendam a UPINRecomendariam a UPIN

A UPIN quer deixar uma nota de agradecimento a todos os que participaram no inquérito de satisfação 2012, não só pelas palavras de encorajamento mas também pelas recomendações que permitem melhorar continuamente a qualidade dos nossos serviços.

Indicadores de atividade

Além das respostas ao inquérito de satisfação, destacam-se os resultados obtidos noutras áreas em que a Universidade do Porto Inovação atua, como se pode verificar nos gráficos abaixo.

Relativamente às patentes, a Faculdade de Engenharia (FEUP) foi a que mais comunicações de invenção submeteu no ano de 2012, sendo também a unidade orgânica com mais patentes depositadas e concedidas.

Ao todo, foram cinco as patentes concedidas à Universidade do Porto no ano passado,  além dos 24 novos pedidos de patente (21 em Portugal e três noutros território).Gráfico_com_invencao

  Comunicações de invenção submetidas em 2012 por Unidade Orgânica

Gráfico_pat_depositadasPatentes depositadas em 2012 por Unidade Orgânica 

Gráfico_pat_concedidas

Patentes concedidas em 2012 por Unidade Orgânica

Relativamente às propostas ao 7º Programa-Quadro de I&D, a Universidade do Porto submeteu um total de 438 candidaturas, sendo que 71 foram aprovadas. No ano de 2012 das 85 propostas submetidas, 11 foram aprovadas.

Gráfico_propostas_totalTotal de propostas submetidas e aprovadas a projetos de I&D no âmbito do 7º Programa-Quadro (período 2007-2012)

Gráfico_propostas_tematicaPropostas aprovadas a projetos de I&D no âmbito do 7º Programa-Quadro  por área temática em 2012

Em 2012 o número de ideias de negócio recebidas e apoiadas pela UPIN aumentou para um total de 24, face às 16 registadas no ano de 2011. A Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Ciências são as faculdades que mais fizeram emergir novas ideias de negócio em 2012. Verificou-se também um aumento de projetos interdisciplinares, que agregam diferentes saberes e faculdades.

Gráfico_ideias apoiadas

Número de ideias de negócio apoiadas pela UPIN por Unidade Orgânica

Um último indicador refere-se às sessões A2B (Academy to Business) que consolidou o seu conceito no ano passado. Ao todo, foram organizadas 7 sessões A2B que contaram no total com 226 participantes, representando a U.Porto, empresas e associações empresariais. As sessões beneficiaram de uma forte adesão dos(as) investigadores(as) da U.Porto, vindos maioritariamente das áreas das ciências físicas e engenharia.

Gráfico_A2B

Participantes nas sessões A2B (Academy to Business) por Unidade Orgânica –        n =146

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s