iUP25k – vencedores edição 2012

vencedores iup25k 2012

No dia 15 de Maio de 2012 a comunidade da U. Porto ficou a conhecer os vencedores de mais uma edição do concurso de ideias iUP25k. A tarde foi animada na Reitoria da UP, entre as apresentações dos participantes, o convívio com a assistência e, finalmente, a atribuição dos prémios.

Área da saúde foi a mais premiada

O grande vencedor do iUP25k 2012, levando para casa um cheque no valor de 15.000€ foi o projeto “TerMonitor”, desenvolvido por membros da Faculdade de Engenharia. Atentando ao problema das úlceras de pressão, os avultados custos de tratamento em Portugal e a falta de prevenção de problema, o grupo está a desenvolver um dispositivo móvel que permite detectar as úlceras numa fase inicial, permitindo assim uma maior eficácia no tratamento.

O aparelho funcionará através de termografia (medição de temperatura por imagem), sendo a sua prioridade detectar úlceras de pressão em doentes internados em unidades de cuidados intensivos.

O segundo classificado foi o projeto “Remote Debugging Service”, que tem como objectivo testar e efetuar depuração automática a sistemas distribuídos, principalmente se utilizarem várias tecnologias interligadas. Assim sendo, não será necessário continuar a testar cada tecnologia e equipamento em separado, nem tentar localizar as falhas manualmente.

“SoundPace” arrecadou o terceiro prémio do concurso. Esta tecnologia consiste numa modernização dos pacemakers cardíacos, permitindo que os mesmos sejam recarregados de maneira autónoma, através de ondas sonoras. Evita-se, assim, que os pacientes se sujeitem a procedimentos invasivos para recarregar os aparelhos.

O segundo e terceiro classificados levaram para casa um cheque no valor de 5.000€.

Público também deu a sua opinião

Finalmente, atribuiu-se o prémio do público ao projeto “Linguinhas”. Esta aplicação tecnológica para crianças pretende ser uma plataforma móvel para um melhor apoio nas acções de terapia da fala.

Foram estes os grandes vencedores da edição 2012 do iUP25k e a Universidade do Porto provou, uma vez mais, ser um forte foco de incentivo à investigação e à inovação.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s